Decidimos desta vez subir mais a Norte do país para explorar o que o Douro tem de melhor e a decisão de onde ficar foi muito fácil. O Rio Douro Hotel & Spa é um namoro já antigo e que finalmente tivemos oportunidade de visitar. Se já achávamos o hotel lindo nas fotografias, quando lá chegámos ficámos sem palavras.

Situado em Vista Alegre (Castelo de Paiva) o Hotel está instalado literalmente em “cima” do Rio Douro utilizando por isso uma arquitetura muito minimalista e onde grande parte do hotel se encontra envidraçado, uma vez que o melhor quadro que ali se pode colocar é uma janela para o Douro!

Raramente ficamos muito tempo no quarto mas esta suite panorâmica deixou-nos horas “presos” á vista estonteante que tem, o pôr do sol que ali se vive é de um autentico postal! Era hora de nos arranjarmos e de provarmos as especialidades do restaurante. Aqui não é preciso sair-se do hotel para se comer realmente bem e em conta. Para quem não queira ficar a olhar para o douro mas sim entrar nele o hotel dispõe de diversas actividades, desde desportos náuticos a provas de vinhos, a variedade é muita! Não podíamos deixar de realçar também a imensa simpatia de todo o staff para com os hospedes, a única parte que não gostámos mesmo foi ter ir embora…