Apesar de não sermos fotógrafos profissionais somos nós quem tira as fotografias para o nosso blog (o terceiro e único elemento é o nosso tripé) e a qualidade das fotografias é uma das nossas maiores preocupações, por isso em colaboração com a rubrica Flash Tips do blog “Influenciadores” deixamos as nossas 5 dicas para se tirar boas fotografias.

1. A primeira dica é sem dúvida ter uma boa máquina, não precisa de ser uma máquina super profissional de milhares de euros mas convém ter pelo menos uma semi-profissional. A nossa é a Canon 6D que se encontra a partir dos 900€ (em segunda mão).

2. Saber utilizar os materiais fotográficos disponíveis e as suas componentes para a fotografia pretendida, isto é, saber utilizar as diferentes lentes (quando queremos um retrato ou algo mais pormenorizado utilizamos uma lente fixa, no nosso caso a de 50mm 1.8). Caso queiramos fotografar paisagens ou coisas com menos pormenor utilizamos uma lente com zoom (no nosso caso fotografamos com a 24-105mm 3.5), sendo importante saber utilizar e mexer nas definições da máquina, pelo menos as mais básicas como o desfoque ou a luminosidade. No início e como ninguém nasce ensinado procurámos saber mais sobre a nossa máquina e suas definições através de tutoriais na internet.

3.   Ser persistente e perfeccionista para encontrar o cenário e a perspectiva ideal. Nem sempre fotografamos coisas fantásticas e espectaculares e por isso é importante experimentarmos fotografar a mesma coisa de várias perspectivas. Por vezes fotografias que não dávamos nada por elas quando fotografadas pela perspectiva certa ficam espetaculares e o inverso também se aplica por isso ser-se preguiçoso na hora de fotografar não pode ser opção!

4. Procurar e esperar pela luz certa. A luz é talvez das coisas mais importantes numa fotografia e por isso é importante ter isso em conta. A luz do nascer do sol e do final da tarde são as melhores para se fotografar sendo que a noite sem dúvida a altura mais complicada para se fotografar, por isso o tripé é o nosso melhor amigo nessas alturas.

5. Ser paciente! Quando se está a fotografar é fundamental sermos pacientes porque muitas vezes a luz não é a certa ou o cenário não é o indicado ou é preciso alterar algumas definições na máquina ou simplesmente mudar a perspectiva. Muitas vezes para conseguirmos a fotografia que queremos precisamos de tirar 100 que não gostamos e por isso é fundamental sermos pacientes para atingirmos a excelência (pelo menos a nossa)!

P.s – O Lightroom apesar de não fazer parte do processo fotográfico é uma parte muito importante para nós aquando a edição das fotografias, é sem dúvida uma das nossas principais ferramentas para tornar as fotografias mais apelativas.

BONS CLIQUES!